17 de setembro de 2022

CIDADÃO CIENTISTA DE DÁRIO MEIRA PARTICIPA DE PROJETO DE PESQUISA DE ASTEROIDE DA NASA

O cidadão cientista, Jerbialdo, está entre os brasileiros que participou do IASC - International Asteroid Search Campaign (Campanha Internacional de Busca de Asteroides). Projeto da NASA para pesquisa e detecção de asteroides. 

Jerbialdo segurando certificado que recebeu da NASA



Certificado de participação no IASC
(NASA)
No primeiro resultado divulgado preliminarmente de 24 pessoas, Jerbialdo aparece com a identificação de 1 asteroides denominado P21uQu3 e categorizado por Jerbialdo como "JSC0007".

IASC é um projeto de ciência cidadã criado em 2006 pela NASA (Agência Espacial Norte Americana) para detecção de asteroides. Todo ano, participam centenas de equipes e milhares de voluntários (cidadãos cientistas) de todo mundo, mais 80 países já participaram do IASC e ao todo mais 45 mil cidadãos cientistas de todo o mundo já participaram do IASC. Os voluntários (cidadãos cientistas) usam o software “Astrometrica” para detectar os asteroides e enviar os relatórios para o IASC.

O que é "cidadão cientista"?. para quem não sabe, "cidadão cientista" é um voluntário (pessoa comum) sem formação acadêmica-científica que participa e contribui em projetos científicos junto com os cientistas de formação.

Desde o início de 2006 até julho de 2022, os participantes fizeram mais de 1.900 descobertas de asteroides e 76 foram numerados e colocados no catálogo oficial de corpos menores do mundo mantido pela União Astronômica Internacional (IAU). Nas medições deste ano de 2022 já constam 9549 detecções (preliminares) de asteroides e 48 (provisórios). 

Os asteroides provisórios, recebem uma numeração e depois de 2, 3 anos são autenticados pela União Astronômica Internacional (IAU), caso se confirme o asteroide, o cidadão cientista que detectou, terá a oportunidade de nomeá-lo com o nome que quiser. Abaixo você ver o nome de Jerbialdo abreviado como "J.Campos" na detecção oficial do site IASC (NASA).

P21uQu3/JSC0007
(J.Campos)


Atualmente o Brasil é o país com maior Nº de equipes no IASC, só pra você ter uma ideia, nessa campanha de junho/julho contam com 338 equipes do Brasil passando até mesmo os EUA com apenas 15 equipes (que são donos do projeto), é tanto equipe do Brasil que o país ganhou uma campanha própria denominada: “MCTI 2022 Asteroid Search Campaign” coordenado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI).

Nº Total de Países: 43
(campanha: edição junho/julho 2022)

Nº Total de Equipes: 779
(edição junho/julho 2022)

TOP 5 Países
(campanha junho/julho 2022)

Brasil = 338 equipes

*Índia = 298 equipes
*(sendo uma em conjunto com o Irã)

*Irã = 72 equipes
*(sendo uma em conjunto com a Índia)

EUA = 15 equipes

Siri Lanka = 7 equipes


VEJA TAMBÉM





Nenhum comentário:

ARQUIVO DO BLOG